O Complemento do Mapa de Calor permite criar um mapa de calor a partir de um ponto no mapa vetor. Um mapa de calor é um mapa de bits mostrando a densidade ou magnitude de informações de pontos relacionados. A partir dos resultados, “pontos quentes” podem ser facilmente identificados.
Primeiro esse complemento central precisa ser ativado usando o Administrador de Complemento (ver seção’:ref:´carregamento_núcleo_complemento´). Depois o ícone de ativação do mapa de calor |mapa de calor| pode ser encontrado na Barra de Ferramentas Raster.
Select from menu View ‣ Toolbars ‣ Raster to activate the Raster Toolbar when it is not yet activated.
The Heatmap toolbutton starts the dialog of the Heatmap plugin
(see figure_heatmap_2).
A janela apresenta as seguintes opções:
Raio: pode ser usado para dar o alcance em metros ou unidade de mapeamento. Quando o raio escolhido é muito pequeno, você não conseguirá um bom Mapa de Calor. Em lugares onde mais círculos ao redor dos pontos se contrapôem, pontos quentes mais brilhantes irão ocorrer!
Decaimento da Proporção: é usado para mostrar com qual proporção o calor desaparece do centro.
Quando o valor 10 é dado (=máximo) o calor é concentrado na extremidade e completamente extinto no centro. Valores mais altos são permitidos, mas não tem nenhum efeito.
Quando uma decaimento de proporção negativa é gerada, você irá criar um Mapa Frio ao invés de um Mapa de Calor!
Quando a |checkbox: :guilabel: Caixa de verificação avançada é marcada esta permitirá acesso a opções adicionais avançadas.
Tamanho da célula X **e **tamanho da célula Y influencia no tamanho dos pixels do raster de saída e também muda as linhas e colunas.
A camada de ponto vetor pode ter campos de características que podem ser usados para criar mapas de calor:
Use raio do campo: o raio se estabelece de um campo de atributos.
Use peso do campo: o fator peso se estabelece de um campo de atributos.
Quando o raster de saída é dado, o botão [OK] pode ser usado para criar o mapa de calor. O primeiro resultado será uma superfície cinza que ainda precisará de um tratamento adicional para se transformar em um mapa de calor.
Aviso
Mudando as propriedades do tamanho do raster
Ao mudar as propriedades de tamanho do raster, você também mudará o resultado produzido. As áreas de pontos quentes se tornarão maiores.
Para o exemplo seguinte, nos usaremos o aeroporto de camadas de vetores de ponto QGIS amostra conjunto de dados (ver Dados de exemplo). Outro excelente tutorial de QGIS para fazer mapas de calor pode ser encontrado em http://qgis.spatialthoughts.com.
Na Figure_Heatmap 1_ os aeroportos do Alaska são mostrados.
Figure Heatmap 1:
Selecione o botão de ferramenta Mapa de Calor. A janela Mapa de Calor começa (ver Figure_Heatmap_2).
No campo Formato Saída selecione GeoTIFF.
No campo Raio gera 1000000 metros.
O original Decaimento de Proporção de 0.1 está bom.
Clique em [OK] para criar e carregar o novo mapa raster (ver Figure_Heatmap_3).
Figure Heatmap 2:
O resultado depois de carregar o Mapa de Calor não será provavelmente o resultado esperado.Ainda será uma superfície lisa cinza sem nehuma variação. Primeiro algumas configurações adicionais dessa camada precisam ser feitas para fazer o Mapa de Calor aparecer.
Figure Heatmap 3:
Selecione [OK]
O resultado final pode ser visto na Figura_Heatmap_4-.
Figure Heatmap 4: