.
O complemento intepolação pode ser usado para gerar uma interpolação TIN ou IDW a partir de camada vetorial de pontos. É muito simples de manusear e oferece uma interface de usuário gráfica intuitiva para a criação de camadas raster interpoladas (ver Figure_interpolation_1). O complemento requer que os seguintes parâmetros sejam especificados antes de executar:
Entrada Camada vetorial: Especifique a camada(s) de pontos vetoriais de entrada a partir da lista de camadas de ponto carregadas. Se várias camadas forem especificadas, os dados de todas as camadas serão usados na interpolação. Nota: É possível inserir linhas ou polígonos como restrições para a triangulação, especificando tanto “pontos”, “linhas de estrutura” ou “linhas de quebrar” na caixa combinada Tip .
Atributo de interpolação: Selecione a coluna do atributo que será usado para interpolação ou habilite a caixa de seleção Use Z-Coordenada
Número de colunas/linhas: Especifique o número de linhas e colunas para o aquivo raster de saída.
Arquivo de Saída: Define o nome do arquivo raster de saída.
:guilabel:`Adicionar resultado ao projeto ` para carregar o resultado na tela do mapa.
Note that using lines as constraints for the interpolation the triangulation (TIN method) you can either use ‘structure lines’ or ‘break lines’. When using ‘break lines’ you produce sharp breaks in the surface while using ‘structure lines’ you produce continous breaks. The triangulation is modified by both methods such that no edge crosses a breakline or structure line.
Figure Interpolation 1:
Inicie QGIS e coloque uma camada vetorial de ponto (por exemplo, elevp.csv).
Carregue o complemento Interpolação no Gerenciador de complementos (ver Diálogo de Complementos) e clique em Raster ‣ Interpolação ‣ Interpolação , que aparecerá na barra de menu QGIS. A janela do complemento interpolação aparecerá como mostrada na Figure_interpolation_1.
Selecione uma camada de entrada (p. ex., elevp’ |selectstring|) e a coluna (p. ex., ``ELEV`) para interpolação.
Selecione um método de interpolação (ex.: ‘Triangulated Irregular Network (TIN)’), e especifique um tamanho de célula de 5000 e um bom nome de arquivo raster de saída (ex.: elevation_tin).
Clique [OK].